terça-feira, 3 de maio de 2011

ao mestre com carinho!!!

foi assim que os estudantes do curso de mestrado em letras - literatura e crítica literária - puc goiás, receberam o professor, poeta e crítico literário, gilberto mendonça teles - um monstro sagrado da arte poética, no curso de 24 anos horas, nesta segunda e terça - dias 2 e 3 de maio/2011



o curso ministrado pelo professor gilberto mendonça teles teve como objeto de estudo a poesia, trabalhando com textos, em especial de bandeira e drummond, bem como os seus próprios poemas...


estudantes do curso de mestrado em literatura e crítica literária
puc go 2011


gilberto mendonça teles


livros publicados


em versos


  • Alvorada. Goiãnia: Escola Técnica de Goiãnia, 1955.
  • Estrela-d'Alva. Goiãnia: Brasil Central, 1956. Premio Félix de Bulhões, da Academia Goiana de Letras.
  • Planície. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1958. Prêmio de Publicação da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, da Prefeitura Municipal de Goiânia.
  • Fábula de Fogo. São Paulo: Revista dos Tribunais. 1961. Prêmio Leo Lynce, da Uniâo Brasileira de Escritores, Seção de Goiás.
  • Pássaro de Pedra. Goiãnia: Escola Técnica de Goiãnia, 1962. Premio Álvares de Azevedo, da Academia Paulista de Letras.
  • Sonetos do Azul sem Tempo. Goiãnia: Publicados em O Popular, em 1964, e incluídos em Poemas Reunidos, em 1978.
  • Sintaxe Invisível. Rio de Janeiro: Cancioneiro de Orfeu, 1967.
  • La Palabra Perdida (Antología). Trad. de Gastón Figueira. Montevidéu: Barreiro y Ramos, 1967. 2a. ed. en Casa de Vidrio.
  • A Raíz da Fala. Rio de Janeiro: Gernasa / INL, 1972. Prêmios: Secretaria de Educação e Cultura do Distrito Federal, do V Encontro Nacional de Escritores (1970) e Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras (1971).
  • Arte de Armar. Rio de de Janeiro: Imago, 1977; 2a. ed., Imago, 1977. Prêmios: Banco Bandeirantes. da Sociedade Amigas da Cultura, Belo Horizonte (1976) e Brasília de Poesia, do XII Encontro Nacional dos Escritores, Brasília (1978).
  • Poemas Reunidos Rio de Janeiro: José Olympio / INL, 1978; 2a. ed., José Olympio, 1979; 3a. ed., Jose Olympio, 1986, com o titulo de Hora Aberta.
  • Plural de Nuvens. Porto: Gota de Água, 1984; 2a. ed., Rio de Janeiro: José Olympio 1990.
  • Saciología Goiana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / INL, 1982: 3a. ed. Goiãnia: Conselho de Cultura de Goiás, 1987.
  • Hora Aberta. (3a. ed. dos Poemas Reunidos). Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. Prêmio Cassiano Ricardo do Clube de Poesia de São Paulo (1987); Prêmio Machado de Assis (conjunto de obras), da Academia Brasileira de Letras, em 1989; 4a. ed. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999.
  • Falavra (Antologia Poética). Prefácio de Arnaldo Saraiva. Lisboa: Dinalivros,1990. Autores Brasileiros.
  • L ´Animal (Anthologie Poétique). Trad. De Christine Choffey. Prefácio de Jean-Claude Elias. Paris: L Harmattan, 1990. Poètes de Cinq Continente.
  • Nominais (Seleção de poemas de sintaxe nominal e visual). Prefácio de João Ricardo Moderno. Vitória: Nejarim, 1993.
  • Os Melhores Poemas de Gilberto Mendonça Teles. Seleção e estudo de Luiz Busatto. São Paulo: Global, 1993. 2a. ed. Global, 1994.
  • & Cone de Sombras. São Paulo: Massao Ohno, 1995.
  • Sonetos (Reunião). Prefácio do autor. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 1998.
  • Casa de Vidrio (Antología Poética). Trad. De Gastón Figueira y Dardo Eyherabide. Prefácio de D. Angel Marcos de Dios. Salamanca: Luso-Española de Ediciones, 1999.
  • Álibis. Inédito.
  • Caixa de Fósforos (Poemas Dedicados). Inédito.

em crítica literária
      • Goiás e Literatura - A Poesia de Leo Lynce e o sentido simbolista da obra poética de Erico Curado. Goiãnia: Escola Técnica de Goiãnia, 1964.
      • A Poesia em Gotas. Goiãnia: Imprensa Universitária da UFG, 1964. Prêmio Universidade Federal de Goiás. 2a. ed., Goiãnia: UFG, 1982. I vol. dos Estudos Goianos.
      • O Conto Brasileiro em Goiás. Goiãnia: Departamento Estadual de Cultura, 1969. Mençao Honrosa do PEN Club de São Paulo (1970). III vol. dos Estudos Goianos.
      • La Poesía Brasileña en la Actualidad. Trad. de Cipriano C. Vitureira. Montevidéu: Editorial Letras, 1969.
      • Drummond - A Estilística da Repetição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.Coleção Documentos Brasileiros. Prêmio Silvio Romero, da Academia Brasileira de Letras (1970); 2a. ed., José Olympio, 1976; 3a. ed., São Paulo: Experimento, 1997.
      • Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1972; 3a ed., revista e aumentada, 1976; 10a. ed., Rio de Janeiro: Record, 1988; 15a. ed., Vozes, 1998.
      • Camões e a Poesía Brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa /MEC-DAC, 1973. Prêmios: IV Centenário de Os Lusíadas (1972); Fundação Cultural do Distrito Federal, do VIII Encontro Nacional de Escritores, Brasília (1973) e Menção Honrosa do Instituto Nacional do Livro (1974); 2a.ed., São Paulo: Quíron / INL, 1976; 3a. ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979; Coleção Biblioteca Universitária de Literatura Brasileira,4a. edição. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999, acrescido de O Mito Camoniano na Língua Portuguesa.
      • A Retórica do Silêncio. São Paulo: Cultrix / INL, 1979; 2a. ed., com o título de Retórica do Silêncio, Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
      • Estudos de Poesía Brasileira. Coimbra: Almedina, 1985.
      • Se souberas falar, também falaras (Antologia de Gregório de Matos). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989.
      • A Crítica e o Romance de no Nordeste. Rio de Janeiro: Atheneu Cultural, 1990.
      • A Crítica e o Princípio do Prazer. Goiãnia: Imprensa Universitária, 1995. 11 vol. dos Estudos Goianos.
      • A Escrituração da Escrita. Petrópolis: Vozes, 1996.
      • Inéditos: Teoría do Conto; História da Literatura: Modelos e Modelagens; e Vanguardia Latinoamericana, este juntamente com I Claus Mulller-Bergh, a sair em Madrid, pela Iberoamericana.
     

    Gilberto Mendonça Teles (Bela Vista de Goiás, 30 de junho de 1931) é um poeta e crítico literário brasileiro, conhecido, principalmente, pelos seu importantes estudos sobre o modernismo e a vanguarda na poesia, tendo produzido trabalhos de pesquisa que apresentaram em ordem cronólogica, inclusive, absolutamente todos os chamados "ismos" europeus e seus respectivos manifestos, desde o final do século XIX aos estudiosos e escritores brasileiros do século XX. Por trabalhos como este, assumiu importante função na difusão das idéias de vanguarda nas letras brasileiras, não possuindo, no entanto, na sua poesia, uma obra que possa caracterizá-lo como vanguardista.

    CONVITE
    Vem comigo para dentro
    da palavra multidão:
    de mãos dadas somos vento,
    somos chuva de trovão.

    Se uma andorinha sozinha
    não pode fazer verão,
    vem comigo mais ainda
    para dentro da expressão.

    Cada letra tem seu ninho
    de palavras no porão:
    vem tirá-las de seu limbo,
    vem fazer tua oração.

    Dentro de cada palavra,
    no seu timbre e elocução,
    saberás de peixe, cabra,
    de liberdade e quinhão.

    E até na palavra nova,
    bliro, ilhaval e zirlão
    alguma coisa se dobra,
    tem sentido a sedução.

    Pega portanto uma letra,
    pega a palavra invenção
    e transforma em borboleta
    um risco arisco no chão.

    É no centro da linguagem,
    no seu silêncio e pressão,
    que se dedilha uma casa,
    que se desenha a canção.

    ..................Álibis, 2000




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